Lista: Músicas para o dia do amigo

Posted by Giulio 'Bonas' Bonanno | Posted in , , , | Posted on 23:32

3

Apesar de não existir uma data oficial, muitos consideram o dia 20 de julho o “dia do amigo”. As muitas mensagenzinhas no twitter, msn, orkut e afins confirmam isso!

E para celebrar, resolvi fazer uma lista com músicas que falam de amizade, da necessidade de um amigo na nossa vida e tudo mais.

Ben E. King – Stand By Me

“Stand By Me” é um velho hit dos anos 60 composta por Ben E. King. Possui uma melodia muito marcante, aliada a uma letra que, apesar de simples, traduz muito bem a falta que um amigo pode fazer em diversos momentos da vida.

“No I won’t be afraid, just as long as you stand by me”

Mílton Nascimento – Canção Da América

Talvez a música mais conhecida do mineiro Mílton Nascimento. Já foi tocada em novelas, séries, propagandas e vez ou outra é lembrada por aí. A letra é fantástica, triste – mas reflexiva – e sem dúvidas não poderia ficar de fora.

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”

Michael Jackson – Ben

Em meados dos anos 70, Michael Jackson, já famoso por liderar o grupo de sucesso Jackson 5, surge com esse single solo de muito sucesso. “Ben” fala do sentimento recíproco de uma amizade, de como duas pessoas que estavam sozinhas se tornaram melhor juntas. Foda!

“I used to say I and Me, now it’s Us, now it’s We”

The Rembrandts – I’ll Be There For You

Música imortalizada por ser o tema de abertura de Friends, foi uma excelente escolha para representar o seriado, pois a letra nada mais é do que uma promessa feita a um amigo, falando que pode confiar na hora em que precisar.

“I’ll be there for you, ‘cause you’re there for me to”

Zé da Viola – Amigo Estou Aqui

São raras as ocasiões em que uma adaptação se torna melhor que a original. “Amigo Estou Aqui”, tema da versão dublada de Toy Story, é uma delas. A letra combina muito com o filme, e também com qualquer amizade que enfrenta obstáculos, mas no final prevalece.

“Não se esqueça que ouviu de mim, amigo estou aqui”

Roberto Carlos – Amigo

Música que o rei escreveu ao lado de seu amigo Erasmo Carlos, se tornou destaque em um dos momentos mais emocionantes de um show no Maracanã, onde ambos cantam lado a lado. Coisas que só amigos entendem, e só a música pode expressar.

“Amigo, você é o mais certo nas horas incertas”

The Beatles – In My Life

Uma das canções mais simbólicas dessa banda. Lugares podem ser belos, momentos podem ser importantes, mas do que adianta passar por eles se você não tiver bons amigos ao lado? Uma música forte, poética e que não passa despercebida na lista de trabalhos dos Beatles.

“In my life, I’ve loved them all”

Charlie Brown Jr – Como Tudo Deve Ser

Parar, pensar, refletir. Não fala necessariamente dos amigos, mas sim da vida como um todo, e as relações são parte importante dela. É uma das melhores músicas dessa banda, que já foi boa um dia. Bons tempos…

“Felicidade é poder estar com quem você gosta em algum lugar”

Christina Aguilera – Lift Me Up

Na vida, não existe nada normal quanto a tristeza. Normal, porém destruidor, potente e até mesmo fatal. Uma doença onde a cura não está em remédios, e nenhum dinheiro pode comprar. Os amigos são vitais, e “Lift Me Up” é a retratação pura disso.

“Will you lift me even higher to rise above this all?”

Dido – Thank You

Nem tudo fica pra sempre. Boas lembranças são uma excessão à regra. Talvez possa não existir uma oportunidade para agradecer a alguém tudo o que ele fez por você. Dido escreveu essa canção com esse pensamento, e assim produziu sua melhor música.

“But your picture on my wall reminds me that it’s not so bad”

Kanye West, Jay-Z e J. Ivy – Never Let Me Down

Você está correndo atrás de seu sonho. Quer ser artista, cantor, atleta, seja lá o que for, você vai encontrar alguém correndo ao seu lado. E no meio do caminho, é possível fazer amigos, e muitos deles ficarão marcados. Representando o rap na lista, a melhor música do Kanye.

“One thing I found, I know you never let me down”

Nickelback – Savin’ Me

Com uma premissa semelhante a de “Lift Me Up”, essa música (que também considero a melhor do Nickelback) fala de uma pessoa cercada de problemas, que pede a alguém um conselho, como dizer simplesmente se vale a pena salvá-la.

“Teach me wrong from right, and I’ll show you what I can be”

Tim Maia – Gostava Tanto De Você

Perder um amigo é uma dor de tamanho proporcional a importância dele na sua vida. Essa música, apesar dos arranjos animados e da contagiante levada de Tim Maia, tem uma letra bastante trágica. É bom valorizar agora, antes que seja tarde demais.

“Você marcou em minha vida, viveu, morreu na minha história.”

Eric Clapton – Tears In Heaven

Não seria exagero dizer que essa é uma das músicas mais tristes que já escutei. Afinal, como não se emocionar ouvindo uma música feita para o filho de Clapton, que morreu aos 4 anos? Apesar da proposta diferente, se encaixa bem com a proposta da lista.

“Would you know my name, if I saw you in heaven?”

Comments (3)

conheço todos os artistas
nao posso dizer o mesmo das musicas

mas ja vale a pena por lift me up *0*

Você q fez a seleção? Muito boa!

parabéns pela seleção!!!! eu aqui fazendo um cd prum amigo e vc me deu umas dicas legais....obrigado!!

eu tb consegui canções lindas especialmente para amigos, como:"kind & Generous - Natalie Merchant, "Anytime you need a friend" _ Mariah Carey, "Lean on Me", "One Friend" - Dan Seals...

aquela canção do Toy Story é a melhor!!! hehehehhe
abração

Postar um comentário