Top 10 – Personagens do cinema mais marcantes da década

Posted by Giulio 'Bonas' Bonanno | Posted in , | Posted on 14:57

0

Dando uma procurada em algumas listas de retrospectiva para postar aqui e comentar, encontrei essa que me interessou muito, pois sou fã de cinema e da cultura pop em geral. Já aviso que não fui eu quem fez essa daqui, foi o site do tablóide HeraldSun

10. Edward/Bella (Crepúsculo)

“Crepúsculo” certamente é uma série que não me interessa nem um pouco. Já vi trechos, ja li algumas partes do primeiro livro e nada me conquistou. Além disso, todo esse marketing descarado do filme tem me irritado bastante, se tornando uma verdadeira lavagem cerebral, forçando as pessoas a gostar da coisa e tals. Mas não posso negar que as vendas astronômicas dos livros e toda a arrecadação da bilheteria nos cinemas fez do casal protagonista uma dupla bastante pop e que marcou o final dessa década.

9. A Noiva (Kill Bill)

Vou ser sincero. Nunca vi nenhum dos dois “Kill Bill” inteiro, só algumas partes. Sempre fiquei com vontade de ver o resto, mas sei lá, as vezes dá um desânimo e acabo adiando, então não posso dizer muito. Sei que o filme é de grande importância para o cinema nessa década, reforçou ainda mais o currículo do mestre Quentin Tarantino, mas será mesmo que sua personagem principal tem tanta força para estar numa lista dessas? Vou alugar esse filme de uma vez aí coloco minha opinião aqui.

8. Andy Stizter (O Virgem de 40 Anos)

Esse filme é uma das melhores e mais originais comédias da década, e realmente marcou bastante. Seu personagem principal, muito bem interpretado pelo ótimo Steve Carell, é um nerd que só foi perder o cabaço aos quarentão, e precisou da (grande) ajuda de seus colegas de trabalho. O personagem é hilário, carismático e consegue carregar o filme nas costas. Merece estar na lista sim!

7. WALL·E

Sem dúvidas o personagem mais carismático que já existiu no mundo da animação. WALL·E merecia um lugar bem mais digno nessa lista. O filme é uma verdadeira obra-prima e pra mim está entre os cinco melhores dos ultimos 10 anos. É impressionante como a Pixar conseguiu fazer de um simples robô uma figura tão expressiva e até mesmo capaz de comover as pessoas. Como eu queria ter visto isso no cinema… foda demais!

6. Gollum (O Senhor dos Anéis)

“O Senhor dos Anéis” é uma das minhas séries preferidas. No início da década, seus filmes se tornaram verdadeiras obras-primas nas mãos do competente diretor Peter Jackson. O sucesso de público e crítica foi estrondoso, e por isso abriu com chave de ouro o cinema nos anos 2000. Gollum é um personagem importantíssimo, que se tornou bastante chamativo por ser completamente digital e conseguir expressar toda a personalidade obscura e bipolar que ele possui. Uma figura fantástica e que de fato, marcou muito.

5. Juno

Esse filme eu nunca vi. Sei que ganhou um respeito grande pelos críticos e até indicado ao oscar de melhor filme foi, então deve ser muito bom. Mas não consigo ver algo marcante em Juno, tudo bem que o roteiro enfatiza algo bastante polêmico e delicado, que é a gravidez na adolescência… mas que impacto sua protagonista teve na cultura pop? Sei lá, não acho que merecia não.

4. Jason Bourne (trilogia Bourne)

A trilogia Bourne sem dúvidas faz parte das grandes séries policiais do cinema, ao lado de “Duro de Matar” e “007”. Não sei se merece um lugar nessa lista de fato, pois apesar de serem ótimos filmes, nunca chegaram a ter um impacto marcante na cultura pop. Por mim, ficava de fora.

3. Jack Sparrow (Piratas do Caribe)

Um dos melhores personagens que o cinema já produziu. Cheio de esquisitices, que vão desde seu modo de andar até o seu sarcasmo nas horas menos apropriadas, o pirata Jack Sparrow é quem leva a trilogia “Piratas do Caribe” nas costas. Fantástico, e Johnny Depp incorpora o bizarro personagem de forma magistral. Não seria exagero colocar ele em primeiro lugar.

2. Coringa (Batman – O Cavaleiro das Trevas)

Sim, ele é fodão, um dos melhores vilões já criados. E a atuação de Heath Ledger realmente é fantástica como dizem. Mas sei lá, acho que esse auê todo só existe porque o coitado faleceu e ganhou milhares de prêmios póstumos. Até merece um lugar nessa lista, mas não como segundo. Isso é um absurdo!

1. Harry Potter

Um primeiro lugar merecidíssimo. Harry Potter é a série mais rentável do cinema e se tornou um verdadeiro fenômeno na cultura pop, atraindo milhares de fãs ao redor do mundo e criando um verdadeiro universo expandido, comparado até mesmo aos universos de Star Wars e O Senhor dos Anéis. Até eu já vivi a febre que assolou o início dessa década, quando foi lançado “A Pedra Filosofal” em 2001, era um grande fã. Hoje, apesar de não gostar da mesma forma, tenho muito carinho e respeito por essa obra de J. K. Rowling. Seu personagem principal merece o topo sim, sem dúvidas. E ninguém poderia tirar dele.

Bom, uma lista que concordo em partes, mas bem plausível. Começa a série de posts ‘retrô’ aqui no blog, que seguirá até janeiro. Talvez eu faça a minha própria versão dessa depois. Até o próximo top.

Comments (0)

Postar um comentário